Início > EUA, notícias > Obama ordena simplificação de vistos para brasileiros e chineses

Obama ordena simplificação de vistos para brasileiros e chineses

O presidente norte-americano, Barack Obama, ordenou nesta quinta-feira a racionalização das inscrições para a obtenção de vistos de turista, com foco nos cada vez mais influentes visitantes brasileiros e chineses, em uma iniciativa para estimular o turismo nos Estados Unidos e a criação de empregos.

O pacote de reformas, em sua maioria modestas, é a mais recente medida apresentada por Obama para mostrar aos eleitores a sua seriedade em estimular o mercado de trabalho e ação em ano eleitoral, quando o Congresso trabalha em ritmo de impasse.

Obama planejou anunciar formalmente as medidas para reduzir a burocracia e facilitar a ida de turistas estrangeiros aos Estados Unidos enquanto visitava a Disney World, em Orlando, nesta quinta-feira.

A Flórida, que depende fortemente dos dólares dos turistas estrangeiros, é um Estado considerado crucial na disputa para a reeleição de Obama. Pesquisas recentes indicaram que sua popularidade lá está caindo.

"Todos os anos, dezenas de milhares de turistas de todo o mundo vêm e visitam os Estados Unidos", disse Obama em um comunicado. "E, quanto mais gente visitar os EUA, mais americanos voltarão ao trabalho. Precisamos ajudar os negociantes de todo o país a crescer e a criar empregos, a competir e vencer."

A Casa Branca estimou que mais de 1 milhão de empregos nos Estados Unidos podem ser criados na próxima década se o país aumentar a sua parcela no mercado internacional do turismo.

Os visitantes estrangeiros geraram 134 bilhões de dólares em 2010, tornando-se a maior indústria de serviços de exportação do país, informou o Departamento de Comércio. O número de turistas provenientes de economias emergentes com uma classe média cada vez maior, como Brasil, China e Índia, deve crescer bastante nos próximos anos.

A indústria do turismo e grupos empresariais norte-americanos defendem há muito tempo um alívio nas restrições dos vistos impostas após os ataques de 11 de setembro de 2001.

Entre as reformas anunciadas, está uma ordem para o governo aumentar em 40 por cento a capacidade de processamento de vistos para não-imigrantes no Brasil e na China em 2012, garantindo que 80 por cento dos candidatos sejam entrevistados em três semanas e expandindo o programa de isenção de vistos.

Ainda, um programa piloto para simplificar e acelerar os processos de concessão de vistos para brasileiros e chineses, incluindo a possibilidade de isentar das entrevistas candidatos considerados de baixo risco.

Obama também ordenou a inclusão de Taiwan na lista dos países isentos de vistos e a criação de uma força-tarefa para desenvolver sugestões para expandir o turismo internacional.
Fonte: O Estado de S. Paulo com Reuters

Categorias:EUA, notícias
  1. sara ferreira da silva
    junho 26, 2012 às 4:05 am

    I THINK THAT AMERICANS SHOULD TREAT THE BRAZILIAN WITH MORE RESPECT, BECAUSE MANY OF U.S. We leave here to spend our RICH CASH IN THE UNITED STATES, FOR EXAMPLE THE BRAZILIAN CONSULATE TO GO TO MAKE THE VISA APPLICATION, ARE TREATED AS PIGS AS WELL TO CHOOSE WHO WILL RECEIVE THE SEEN AND WHO WILL NOT AND DO NOT JUST GIVE ESPLICAÇÕES ONLY DELIVER TO A LETTER SAYING THAT HAVE NOTHING WRITTEN BY LAW AMERICAN PEOPLE ARE NOT ABLE TO RECEIVE THIS OR NOT SEEN AT LEAST SEE THE DOCUMENTS THAT GARATAM THE PERSON REALLY GO TO STAY IN BRAZIL THEY GIVE THE DRESS, I THINK THAT A LACK OF RESPECT AND nEGLECT TO THE PEOPLE, FOR THOSE WHO WANT TO STAY IN HIS COUNTRY COME IN ANY WAY, HAVING OR NOT LINK IN BRAZIL, dear President, AGREES

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: