Início > Consulado dos Estados Unidos no Brasil, EUA, notícias > EUA abrirão novos consulados em Porto Alegre e Belo Horizonte

EUA abrirão novos consulados em Porto Alegre e Belo Horizonte

Segundo a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, postos em Belo Horizonte e Porto Alegre visam reduzir o tempo de espera para concessão de vistos

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciou nesta segunda-feira, durante uma reunião com o ministro de Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, que os Estados Unidos vão abrir mais dois consulados no Brasil, para ajudar a reduzir o tempo de espera para concessão de vistos. Os novos postos serão em Porto Alegre e Belo Horizonte.

Hillary não especificou quando os consulados começam a funcionar. Atualmente, há consulados na capital federal, no Rio e Janeiro, em Recife em São Paulo.

Hillary comentou que as relações entre os EUA e o Brasil precisam continuar amadurecendo, para que as duas potências democráticas possam promover estabilidade econômica e política em todo o mundo. Se referindo ao Brasil como "uma inspiradora história de sucesso" e um "ator responsável" no cenário internacional, Hillary tentou mostrar como os dois países partilham os mesmos interesses, apesar de nem sempre concordar em assuntos regionais e globais.

"Eu estou confiante que este relacionamento servirá para estabilizar nosso hemisfério, nossas economias, mas ir mais longe ainda. Porque o que nós queremos ver é que o progresso do Brasil – que tem sido tão louvável nas últimas décadas – continue a se fortalecer", comentou a secretária norte-americana na abertura de um evento na Câmara de Comércio dos EUA, do qual também participará a presidente brasileira, Dilma Rousseff.

Dilma se encontrará mais tarde com o presidente norte-americano, Barak Obama, e ambos devem discutir maneiras de melhorar os laços econômicos e estratégicos. No campo econômico, os dois líderes devem debater formas de aumentar a cooperação em áreas como energia, aviação e educação, além de facilitar a concessão de vistos para os brasileiros.

Além do anúncio dos dois novos consulados, Hillary também deve assinar, juntamente com Patriota, um acordo no setor de aviação, para expandir o recente programa "céus abertos" e permitir mais voos entre os dois países.
Fonte: O Estado de S. Paulo com informações da Dow Jones e da AP

  1. Michele
    abril 9, 2012 às 6:47 pm

    Já está oficializado que crianças menores de 16 anos serão isentas de visto americano, ou seja, não será mais necessário a retirada do visto nessa faixa etária, apenas o passaporte. Atenciosamente, Michele

    • maio 5, 2012 às 1:28 am

      Michele boa noite ainda nao esta liberado nao, precisa de visto sim.

      Cori Passos

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: