Início > Consulado dos Estados Unidos no Brasil, notícias > Novo sistema de pedido de visto para os EUA começa a funcionar

Novo sistema de pedido de visto para os EUA começa a funcionar


Previsão é a de reduzir o tempo de espera para no máximo 30 minutos.
Dois novos postos de emissão de vistos abrirão em SP em 7 de maio.

Começou a funcionar nesta segunda-feira (30) o novo sistema de cadastro para solicitação de vistos para os Estados Unidos. O pedido pode ser feito pela intenet. Os solicitantes vão receber um número para monitorar o andamento do pedido em seu passaporte – se já foi liberado, se ainda está tramitando etc. Quem fez o agendamento para antes do dia 31 de maio poderá ser atendido pelo sistema antigo, caso queira.

Desde 2009, São Paulo é o maior emissor de vistos para turistas do mundo, segundo o Departamento de Estado dos EUA. Foram pedidos 945 mil documentos no ano passado, 51% a mais do que em 2010. A expectativa do consulado norte-americano em São Paulo é conseguir processar até 1,8 milhão de pedidos de visto por ano até 2013.

Além disso, a inauguração de dois novos centros de solicitação de vistos para os Estados Unidos deve reduzir o tempo de espera do documento pela metade, segundo o cônsul-geral dos EUA em São Paulo, William Popp. “Hoje leva em torno de 40 dias para tirar o visto. Temos o objetivo em 2012 de chegar a um tempo de espera de menos de 20 dias com o novo sistema”, ressaltou.

Os postos vão ser abertos ao público a partir de 7 de maio, em dois endereços: na Avenida José Maria Whitaker, 370, no bairro da Saúde, Zona Sul; e na Avenida São Gualter, 308, no Alto de Pinheiros, Zona Oeste.

A criação dos postos faz parte de um plano maior, de divisão do pedido de visto em duas etapas. Até agora, o solicitante em São Paulo era obrigado a ir até o consulado dos EUA, localizado na Zona Sul, e gastar em média três horas com fila, entrega de documentos, recolhimento de digitais, fotos e outros procedimentos. Agora, ele agenda duas datas – uma para entregar os papéis e as digitais e outra para fazer a entrevista com o vice-cônsul americano.

A expectativa do Departamento de Estado dos EUA é reduzir a espera para no máximo 30 minutos nos novos postos. A instituição admite que podem ser formadas filas, mas que a espera de tempo deve ser reduzida ao longo do ano, ao mesmo tempo em que a capacidade de atendimento vai crescer.

Somados, os dois centros de visto terão 49 balcões de atendimento, mais do que o dobro dos 20 atualmente disponíveis no consulado. “Dividir as duas funções vai nos dar capacidade para atender mais pessoas no mesmo espaço. Até agora, chegamos quase no limite [de lotação]”, afirma Popp.

O solicitante passará a pagar uma taxa única pelo visto, de US$ 160. O pagamento poderá ser feito por boleto gerado no site ou telefone, diferentemente do que ocorre hoje, em que é obrigatório pagar no Citibank com o passaporte.

Quem for pedir visto também não precisa mais se preocupar em levar foto 5×7, que passarão a ser tiradas no centro de atendimento, sem custo. É obrigatório para todos que forem retirar o visto pela primeira vez fazer uma entrevista com um vice-cônsul, que precisa ser agendada até oito dias após a entrega dos papéis nos novos postos. Quem estiver renovando o documento vencido fica isento de fazer a entrevista em quase todos os casos.

O gerenciamento dos novos postos é terceirizado e vai ser feito por uma empresa americana, a CSC, que é a mesma que cuida do sistema em outros países, como México e Chile. A meta é atender até 4,5 mil pedidos de visto por dia até o fim de junho, 30% a mais do que a média atual de 3,5 mil, afirma o cônsul-geral.

Os novos postos de atendimento vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h. Além de São Paulo, que terá duas unidades, haverá postos no Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte. O sistema de Minas Gerais está em fase de implantação, enquanto em Brasília a embaixada vai adotar a mudança em data não definida.
Fonte: G1

  1. ACSA ALMEIDA DA SILVA
    julho 28, 2012 às 9:51 pm

    ACHO QUE OS ESTADOS UNIDOS PEGA PESADO VÉI, SE UM IMIGRANTE ENTRAR LÁ ILÉGAL TER UM CASTIGO TÃO CASTIGANTE, POXA É UMILHANTE PASSAR 10 ANOS SEM PODER ENTRAR LÁ NÃO EXISTE LEI, PARA COMBATER ISTO NÃO AI JESUS ……

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: