Início > passaporte > Passaporte brasileiro é o segundo mais valorizado da América do Sul

Passaporte brasileiro é o segundo mais valorizado da América do Sul

Passaporte brasileiro é o segundo mais valorizado da América do SulUm ranking divulgado no início do mês de maio revelou que o Brasil tem o segundo passaporte mais valorizado da América do Sul, permitindo que o turista brasileiro viaje para 146 países sem a necessidade de visto. Esse estudo é feito desde 2006 pela empresa de consultoria Henley & Partners, em colaboração com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).

No continente sul-americano, o passaporte brasileiro só perde para o argentino, que dá poder para os ‘hermanos’ viajarem livremente para 147 países. O Chile vem na sequência, com 141 países, seguido do Uruguai (132) e da Venezuela (128). A Colômbia aparece na última posição, com apenas 63 países.

O índice levou em conta 219 nações e territórios ao redor do mundo. A pontuação máxima que cada país poderia atingir era de 218 pontos, já que o próprio país não entra na contagem.

Na classificação global, Argentina e Brasil ocupam o 18º e 19º lugar, respectivamente. Já o posto de número um do ranking foi dividido por Finlândia, Suécia e Reino Unido; os cidadãos desses três países europeus têm a liberdade de viajar para 173 destinos sem a necessidade de solicitar o visto.

Na lanterninha da lista aparecem os afegãos (93º lugar), iraquianos (92º), além dos paquistaneses e somalianos, empatados na 91ª posição. Os viajantes do Afeganistão, por exemplo, podem entrar sem visto em apenas 28 países dos 219 possíveis.

No entanto, a ausência do visto não garante necessariamente a entrada de um viajante em determinado destino. Ele apenas indica que o passaporte foi revisado pelo funcionário de um consulado ou embaixada e que você está elegível para entrar no país sob uma finalidade específica.

No caso dos brasileiros, em 2008 – o ano do levantamento anterior – era possível viajar para 122 países sem o visto, ou seja, desde então 24 destinos abriram suas portas. Para os Estados Unidos, país que mais recebe turistas brasileiros, o visto continua sendo uma exigência. Os chilenos, por exemplo, estão isentos dessa obrigatoriedade desde que entraram no programa norte-americano ‘Visa Waiver Program’ no ano passado.

Nova regra deverá estimular a entrada de turistas estrangeiros no Brasil

Se, por um lado, os brasileiros têm mais liberdade para viajar, por outro, uma nova regra anunciada na última quarta-feira (7) deverá estimular a entrada de turistas estrangeiros no Brasil. O processo de concessão de vistos para interessados em visitar o país ficará mais rápido e barato graças à possibilidade de realizar os procedimentos via internet.

No novo sistema, o estrangeiro poderá emitir os documentos necessários pela rede, diminuindo os custos para a emissão do visto e o tempo de espera. Além disso, a plataforma facilitará a dispensa de vistos, desde que o país de origem do viajante dê o mesmo tratamento para os turistas brasileiros.

"Com o novo mecanismo, um turista norte-americano que mora, por exemplo, em uma cidade do interior, mais distante de um consulado brasileiro, poderá fazer o pedido de visto pela internet, sem necessidade de viajar a outra cidade para entregar os documentos. Isso reduzirá seus custos com o processo do visto e sobrará mais dinheiro para a viagem ao Brasil", afirmou Vicente Neto, presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur).

Com isso, a expectativa é que a emissão eletrônica aumente o número de turistas estrangeiros no país: "no longo prazo, essa medida, assim como a simplificação da isenção de vistos, contribuirá para atingirmos nossa meta de 10 milhões de estrangeiros em 2020", completou Neto. Em 2013, o Brasil recebeu 6 milhões de turistas, enquanto as projeções do Ministério do Turismo para este ano giram em torno de sete milhões de visitantes – sendo 600 mil só no período da Copa do Mundo.
Fonte: MSN Viagem

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: